Premiação valoriza inovação e fortalece educação inclusiva na rede municipal
No dia 29 de novembro de 2024, Porto Velho foi palco de um dos eventos mais importantes para o setor educacional da capital: o VIII Congresso Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O congresso reuniu professores, gestores, pedagogos, autoridades e membros da comunidade escolar com o objetivo de discutir avanços, desafios e boas práticas no ensino público municipal.
Durante o evento, que ocorreu no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foram entregues os prêmios “Inovações na Gestão Escolar” e “Boas Práticas”, que reconhecem projetos pedagógicos criativos, eficazes e transformadores aplicados nas escolas da rede municipal.
Destaque para a inclusão: Lego Braille conquista o primeiro lugar
O grande destaque da premiação Boas Práticas foi a professora Claudenice Luna Leite, da escola municipal Antônio Ferreira da Silva. Ela conquistou o 1º lugar com o projeto “O gigante dos Tijolinhos – Lego Braille”, que utiliza peças adaptadas de Lego para promover a alfabetização de alunos com deficiência visual.
Segundo Claudenice, o projeto nasceu da necessidade de tornar o processo de ensino mais inclusivo, acessível e interativo para crianças com baixa visão ou cegueira. O uso de peças de Lego com sistema Braille permite que os estudantes aprendam o alfabeto tátil de forma lúdica, desenvolvendo coordenação motora, raciocínio lógico e autonomia.
“É algo gratificante… esse material vem estimular crianças com deficiência visual, ajudando na alfabetização de crianças com dificuldade visual”, declarou a professora, emocionada com o reconhecimento.
Além de beneficiar os alunos diretamente envolvidos, o projeto também impactou os demais estudantes da escola, promovendo maior empatia, respeito às diferenças e consciência sobre acessibilidade.
Matemática e tecnologia: robótica no segundo lugar
O 2º lugar no Prêmio Boas Práticas ficou com o professor José Abreu Lemos Júnior, da escola Ermelindo Monteiro Brasil, com o projeto “Descobrindo a Eletrônica através da Matemática”. A iniciativa propõe o ensino de conceitos matemáticos por meio da montagem de kits eletrônicos e robôs educativos, unindo teoria e prática.
“O método foi o kit com um robô… mostrando na prática que a matemática faz parte do dia a dia dos alunos”, explicou o professor.
A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes pela matemática ao mostrar sua aplicação concreta na resolução de problemas, no funcionamento de circuitos simples e na construção de soluções tecnológicas, contribuindo também para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico.
Comunidade e tradição no Prêmio Inovações na Gestão Escolar
Na 3ª edição do prêmio Inovações na Gestão Escolar, a escola Doutora Ana Adelaide Grangeiro, localizada no distrito de Calama, foi reconhecida pelo projeto “Prancha Cultural”. A iniciativa envolveu toda a comunidade no resgate da cultura local, utilizando o ciclo da mandioca como eixo pedagógico: desde o plantio e beneficiamento até a produção de alimentos típicos como farinha e bolo de macaxeira.
A diretora Wagneth Oliveira Chaves destacou o protagonismo da escola em mobilizar moradores, alunos, pais e professores para valorização das práticas culturais da região.
“A escola mobilizou a comunidade… envolvendo ainda os professores”, ressaltou.
O projeto trouxe ganhos significativos não só no campo educacional, mas também no fortalecimento do vínculo escola-comunidade, promovendo identidade cultural, pertencimento e aprendizagem significativa para os estudantes.
Educação pública em transformação
Além das premiações, o Congresso reforçou outras ações estratégicas da SEMED que vêm sendo implementadas para fortalecer a educação em Porto Velho. Entre elas, destacam-se:
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O programa “Alfabetiza Porto Velho”, voltado ao combate ao analfabetismo nos anos iniciais.
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A ampliação da contratação de professores e pedagogos.
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O investimento em formação continuada, com cursos e oficinas para qualificação docente.
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A melhoria na infraestrutura das unidades escolares, com reformas, climatização e aquisição de materiais pedagógicos.
Essas medidas já começam a apresentar resultados positivos. Segundo dados preliminares da SEMED, houve aumento no índice de alfabetização na idade certa entre crianças de 6 a 8 anos, além de maior participação das famílias nas atividades escolares.
Compromisso com a inovação e inclusão
O reconhecimento de projetos como os apresentados durante o Congresso Municipal de Educação mostra que é possível transformar realidades por meio de ideias criativas, ações colaborativas e foco no desenvolvimento integral dos estudantes.
Ao valorizar a experimentação, a inclusão e a participação comunitária, Porto Velho dá passos firmes rumo a uma educação mais democrática, eficaz e sensível às necessidades de todos. As experiências compartilhadas no evento servem como inspiração para toda a rede municipal — e mostram que o futuro da educação está sendo construído com dedicação e inovação.
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